Imagem da entrada do campus Tapajós, a esquerda temos o prédio principal, chamado de Laranjão, a direita  temos o prédio da Reitoria.

Infraestrutura


Os cursos que integram o Programa de Computação (PC) estão situados na Unidade Tapajós, localizada na Rua Vera Paz, s/n, no bairro Salé, de CEP 68035-250 e telefone (93) 2101-4957. Ambos utilizam da infraestrutura do Instituto de Engenharia e Geociências IEG/UFOPA, que dispõe de área de aproximadamente 10 hectares, onde foram construídos diversos prédios com o propósito de acomodar alunos, docentes, funcionários e equipamentos necessários para que as atividades de ensino pesquisa e extensão possam ser desenvolvidas com tranquilidade.

Salas de Aula


Área interna do  térreo do prédio principal do Campus Tapajós, a esquerda temos o corredor com algumas salas de aula e a direita a área social.

O Programa de Computação (PC) dispõe de salas de aula na Unidade Tapajós, cada uma delas tem área de 6×10 m2 e capacidade para 50 alunos, elas são equipadas com mesa e cadeira para docente, cadeiras-mesa para discentes, iluminação, equipamento multimídia (projetor de imagens e ponto de internet cabeada), quadro branco e central de ar-condicionado.

Instalações para Docentes do Curso


Sala dos Docentes do Programa de Computação, equipadas com mesas, computadores e impressoras .

Atualmente, os docentes vinculados ao Programa de Computação dispõem de uma sala, onde desenvolvem suas atividades de ensino, pesquisa e atendimento aos discentes. Essa sala é de uso exclusivo dos professores do curso e possui boa iluminação, mesas, cadeiras ajustáveis, estantes, arquivos, central de ar-condicionado, equipamentos de informática (computadores e impressoras) e pontos de energia e de internet.

Instalações para a Coordenação do Programa de Computação


Sala da coordenação do programa de computação, também contendo mesas e seus computadores para possibilitar o desenvolvimento das atividades.

As coordenações de cada curso do programa dispõem de sala equipada com mesa, cadeiras, e armário. Para auxiliar em suas funções, as mesmas contam com um técnico administrativo que atua no âmbito do programa. A sala da coordenação possui boas condições de iluminação, acústica, ventilação e comodidade. Além da coordenação dos cursos, o IEG oferece Secretarias Acadêmicas para atender os docentes e discentes dos programas que compõem o Instituto: Programa de Computação(PC); Programa de Ciência e Tecnologia (PC&T); e Programa de Ciência da Terra (PCdT). Essas secretarias são mobiliadas (mesas, cadeiras, estantes e arquivos), dotadas de material de consumo de expediente, de central de ar-condicionado, de iluminação, de pontos de energia e de internet e de equipamentos de informática (computadores e impressoras).

Auditórios e Videoconferências


Auditório do Compus Tapajós, com diversas poltronas divididas em dois grupo, um mais a querda e outro para  a direita. A frente de todos está um palestrante falando ao microfone.

Os auditórios da Universidade são de uso comum de todos os cursos, dependendo apenas de agendamento prévio. Na Unidade Tapajós, o auditório é equipado com sistema interno de som, telão, projetores de imagens e cadeiras para 600 pessoas. O espaço do auditório é reversível, podendo ser transformado em dois auditórios para 300 pessoas. Na Unidade Rondon, o auditório está equipado com sistema de som, projetores de imagens e lugares para 200 espectadores.

Bibliotecas


Biblioteca da Universidade, dispondo os livros em diversas prateleiras.

A UFOPA possui um Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) que é composto por duas unidades na sede em Santarém: a biblioteca da Unidade Rondon (biblioteca central) e a biblioteca da Unidade Tapajós (biblioteca setorial). Também há bibliotecas instaladas, ou em processo de instalação, nos outros seis campi da UFOPA nos outros municípios.

Laboratórios


Os laboratórios do Programa de Computação (PC) funcionam como espaço para realização de atividades de ensino e, ao mesmo tempo, são os espaços destinados para que os docentes exerçam suas atividades de orientação e acompanhamento de alunos.

O curso de BCC, a exemplo, conta com 7 laboratórios exclusivos localizados na Unidade Tapajós, sendo que 4 são laboratórios de ensino, 2 são laboratórios de ensino e pesquisa (Laboratório de Suporte à Decisão e Laboratório de Computação Aplicada) e 1 laboratório de ensino e extensão (Laboratório Maker Mídias). Além desses, há 1 laboratório de eletrônica compartilhado com o Programa de Ciência e Tecnologia do IEG.

Laboratório Mídias Eletrônicas


O Laboratório Maker Mídias, o Mídias, como é conhecido, é um Laboratório com foco em atividades de extensão, coordenado pelo Professor Enoque Alves, oferece aos Cursos do Programa de Computação um espaço para o desenvolvimento de projetos com foco em soluções inovadoras, atuando no Design Livre e Inclusão Digital, apropriação crítica de Tecnologias, através da formação de programadores e incorporação da cultura Maker.

Crianças no laboratório durante uma oficina oferecida pelo Laboratório Mídias, a frente temos o professor Enoque Alves ensinando os alunos.

O laboratório conta com uma infraestrutura necessária com duas salas específicas para execução de projetos, com 2 (duas) impressoras 3D, 2 (duas) impressoras laser, 10 (dez) notebooks, nobreaks, 3 (três) televisões, 3 (três) projetores, osciloscópio, kits de robótica, placas de Arduino, placas micro:bits, raspberry pi, ferro de solda, multímetro, bebedouro, quadro branco, mesas, armários e cadeiras.

Arraste para o lado para ver mais fotos do laboratório!

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide
previous arrow
next arrow

Atividades do Laboratório Mídias Eletrônicas

As atividades desenvolvidas pelo corpo de discentes e orientadores podem ser visualizadas nas redes sociais do laboratório, projetos relacionados a robótica e introdução a conhecimentos essenciais dentro da área da Computação podem ser encontrados, caso tenha interesse em acompanhar futuros trabalhos basta acessar o link laboratoriomidias.

Laboratório de Computação Aplicada (LACA)


Mais um dos laboratórios do programa de computação, equipada com computadores desktop, mesas e cadeiras.

O LACA é equipado com computadores do tipo desktop e notebooks, kits com microcontroladores e sensores, celulares, projetor, multiplano em braille, lupa eletrônica, scanner com voz e linha braille orbit 20. O laboratório desenvolve pesquisa no uso de técnicas e aplicações de inteligência computacionais nos contextos de análise de redes sociais, internet das coisas e educação. Os pesquisadores do grupo buscam solucionar problemas reais que possuam contribuições socioeconômicas. As áreas de aplicação perpassam por Mercados Eletrônicos, Educação, Saúde, Bioinformática, Cidades Inteligentes e Agronegócio, por meio do desenvolvimento de sistemas de suporte à decisão e novas tecnologias de informação e comunicação.

Laboratório de Suporte a Decisão (LSD)


Sala de laboratório com computadores desktop, mesas, cadeiras e centrais de ar nos cantos sureiores da sala.

O LSD é equipado com notebooks, servidor de rede, softwares, televisões, projetores multimídia, impressoras, tablets, GPS, máquina filmadora, câmera fotográfica e celulares. A finalidade deste laboratório é desenvolver inovações tecnológicas baseadas em computadores desktops e dispositivos móveis que utilizam soluções provenientes da computação inteligente para os mais diversos tipos de aplicações. Esse laboratório também é utilizado para o ensino da área tecnológica do curso.